sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Tem gente na prateleira? | Como navegar pelos aplicativos de encontro sem objetificar o outro.

“Esquerda, esquerda, esquerda, opa! Direita! Esquerda, esquerda… “

Você sabe que os aplicativos já fazem parte do processo de conhecer alguém, não é? Mas sabia que, segundo uma pesquisa do pesquisa realizada pelo Happn Brasil, cerca de 60% dos Brasileiros usa aplicativos de paquera? E que o grupo dono do Tinder (e de uma dezena de outros apps) faturou cerca de US$ 1,73 bilhão em 2018. Ou seja, os matchs vieram pra ficar mesmo.

Por um lado, os apps pareciam um espaço ideal para os tímidos: quem tinham vergonha de paquerar olho no olho, ou quem não gosta de sair à noite poderia encontrar o amor por ali. Mas nem tudo são flores.

Como nos apps de paquera as fotos são o primeiro filtro, muitos caras que (como você e eu) não têm um tanquinho ou mais de 1,70, acabam nem tendo a chance de se conectar e, muitas vezes, inclusive tem escutar desaforos e frases preconceituosas. 

Sentamos para conversar com o Fernando Henrique (@fehenrique77), jornalista e produtor cultural que passou os últimos 13 anos morando fora e voltou ao Brasil no ano passado. Ele terminou um namoro antes voltar e, assim que a tristeza passou, voltou pra pista — e pros apps. Foi ai que ele se assustou com a falta de respeito e machismos que rolavam por aqui.

Pegue seu fone, se ajeite da cadeira e vem assistir essa conversa para entender se você já passou por situações parecidas.

 

Durante o papo, Fernando contou várias situações que rolaram nos aplicativos de paquera gays. Foram episódios que aferam sua auto-estima e saúde mental, assim como acontece com muita gente. Não é à toa que o Grindr, um dos principais aplicativos de encontros gay, foi eleito pela Time Well Spent como o pior aplicativo para saúde mental: 77% dos usuários disseram se arrepender de usar o aplicativo

Estamos numa vitrine que tem nos deixado ansioso?

A realidade nos apps de paquera entre homens gays tem suas peculiaridades: 1) Mostrar o corpo é essencial: exibem tanquinhos, biceps, coxas malhadas ao mesmo tempo que muitos escondem a cara. E 2) Muitos usuários não são publicamente assumidos e temem que outras pessoas os vejam lá.

(Será que estar escondido atrás de uma foto de bíceps pode fazer com que as pessoas se sintam livres para agir impunemente?)

3 sinais de que estamos perdendo a mão nos aplicativos

‘Uma noite e nada mais’ não é desculpa para falta de respeito!

Nós do Soltos somos sempre a favor do casual com afeto: não é porque não há relacionamento que não devemos ter cuidado e respeito com o outro.

Ser afetuoso vai além do carinho físico: é prestar atenção, se interessar, ser hospitaleiro. Aquela máxima “não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você” é sempre válida e o cuidado com o outro deve ser usado mesmo que vocês não se vejam nunca mais!

Aquela pessoa não é sua boneca inflável!

Na nossa conversa, o Fernando ainda citou coisas que já ouviu em um aplicativo como: “nunca peguei um negão como você”. Além de racista, essa frase objetifica o coleguinha de forma que ele não sabe se o cara está de fato interessado nele ou na ideia de pegar “um negão”.

Fernando diz que essa frase “machuca muito e ofende. Porque fere não só os seus princípios mas vai numa ferida de o quão eu sou legal sendo eu ou o quão eu faço parte de uma lista de fetiches que aquele cara pode me colocar”.

O outro não pode ser reduzido a um objeto que a gente leva para casa para atender aos nossos desejos. 

Não é porque você tem uma preferência que você pode descriminar os outros.

Todo nós temos nossas preferências e sabemos que características dos crushes nos excitam em especial. A liberdade do tesão está super garantida, é claro. Ninguém é obrigado a gostar de todos os tipos de pessoas, e a dinâmica do aplicativo é bem clara, não é? Quem gostou dá um like; quem não gostou passa para a esquerda.

Frases na bio como “não gosto de gordos”, “não dou match com asiáticos” ou “pessoas com menos de 1,75, nem pensar” é uma forma de ofensa e desrespeito a pessoas que se enquadram em tais perfis. (E isso também acontece nos aplicativos de encontros entre héteros: “apenas mulheres sem filhos”, “Máximo de 60 quilos” e por ai vai…) 

“Não aceito carecas, gordos ou frangotes orelhudos.”

Palavras ferem e criam um ambiente ainda mais hostil para os que não estão nesse padrão. Parece que muitos dos usuários têm esquecido que o virtual é também um espaço público. Pensa que o aplicativo é como uma balada: você usaria uma camiseta com alguma dessas frases? 

Nos apps de paquera gay, o machismo e a homofobia imperam em frases como: “procuro macho”, “não curto afeminados” ou “não curto caras que frequentam o ambiente gay”.

Isso não só reflete um ideal de masculinidade bruta, desprezando as outras formas de ser homem, como também reforça a homofobia introjetada dentro dos próprios gays. 

A gente tem tão pouco espaço pra escrever nos perfis, por que não usar ele pra chamar atenção de coisas positivas? Tipo: “me derreto com sotaque mineiro” ou “gosto de gente que tem pegada”. É mais sexy e divertido. Não tem nada mais brochante que pessoas negativas ou com discurso de ódio. 

7 dicas de boas práticas nos aplicativos.

Propomos aqui um pequeno manual de boas práticas para que o convívio e os encontros, mesmo que virtuais, possam ser mais saudáveis e respeitosos. Confere abaixo nossa sugestão e fica a vontade para comentar quais outras atitudes precisam ser revistas nesse mundo dos apps.

1. Não escreva nada que você não falaria ao vivo

Lembra a história de que o aplicativo é praticamente um bar no seu bolso? Antes de mandar qualquer mensagem pro coleguinha ou pra coleguinha se faça essa pergunta: eu falaria isso ao vivo se estivesse num bar? Se ficar em dúvida, melhor tentar outra aproximação .

Muitas pessoas — principalmente as mulheres que historicamente sempre foram objetificadas — não vão curtir muito elogios como “delícia” e “tesão”. Entre homens talvez isso seja mais aceito, mas mesmo assim é melhor não ir com o pé na porta.

Ainda que o objetivo do diálogo seja apenas um sexo casual, acreditamos que você tem mais potencial, repertório e inteligência para fisgar o crush com um papo interessante ou com elogios sutis ao invés de um elogio grosseiro.

Conquistar pelo humor e ir construindo o desejo no outro é sempre mais interessante (e os resultados tendem a ser melhores). 

2. Nudes: “Me faça querer!”

Dos homens, 70% admitem que já enviaram nudes não solicitados. Nós já entrevistamos a maravilhosa Gabi Feola do PdH sobre como não ser invasivo e desrespeitoso com os nudes. Mas re

sumidamente, não há nada pior que ver algo que não queremos ver.

Arte de Tiane Doan Na Champassak

 Por isso, acredite que mandar seus nudes nem sempre vai fazer com que a outra pessoa se sinta lisonjeada nem que ela vá querer responder na mesma moeda. 

3. Prefira lugares públicos e faça sua pesquisa!

Como já dissemos, muitos homens gays não postam fotos e preferem marcar em locais privados, porque não são assumidos e não querem ser identificados. Acontece que isso abre margem para golpes: assaltos, agressões planejadas por homofóbicos, entre outros. Então, todo cuidado é bem vindo.

Peça redes sociais ou pelo menos o whatsapp. Stalkear a pessoa para saber se ele realmente é a pessoa da foto pode ser uma medida de segunça. Na hora de encontrar, marcar em um local público pode ser sempre a melhor saída.   

4. O combinado não sai caro!

Ser amigável não significa querer romance, é apenas um respeito e um cuidado básico.  Depois de um sexo casual sempre é legal ter um cuidado com a outra pessoa e deixar algumas coisas avisadas: se não quer dormir com a pessoa, combine antes e acertem horários.

Desse jeito ninguém é pego de surpresa igual ao Fernando, que teve que gastar uma grana de uber, de madrugada e com neve cobrindo a cidade. 

5. Não passe por cima de você

A verdade é: muitas vezes a gente está carente ou com tesão e passamos por cima de nossos princípios básicos. Aceitamos entrar em situações que jamais toleraríamos em outros momentos porque, afinal de contas, ele/ela “é uma graça e eu preciso disso hoje”, ou até mesmo por que tem vezes que a química não bate mas a gente não quer decepcionar e deixar o outro na mão.

Aprender a não passar de seus limites internos e dizer “não, obrigado” pode nos livrar de muitos arrependimentos futuros. Lembrando sempre que nossa mão pode ser nossa parceira e trazer aquela paz necessária pra dormir sem o custo de pensar “pra que eu fui sair de casa?”. (Quem nunca?) 

Eu sou o cara que ninguém procura, e agora?

Aprenda o valor do deboche

O nosso entrevistado conta que uma vez teve uma conversa desagradável com um sujeito em um aplicativo. Depois de uma série de faltas de respeito, Fernando ainda teve que ouvir um “vai tomar no c*” no auge da madrugada. Algum tempo depois Fernando esbarrou com o mesmo sujeito no supermercado, o cutucou e disse: “Olha, você tinha me mandado tomar no c*. Te conto que eu tomei e foi maravilhoso.”

O deboche sempre uma saída porque tira o outro de uma posição de importância. É claro que nessa vida de apps muitas vezes a gente precisa ter sangue de barata, mas precisamos aprender a dar cada vez menos importância às pessoas que nos ofendem de alguma forma. E usar o deboche é sempre uma maneira fina, elegante e sincera de colocar o outro no seu devido lugar e ainda sair pleno. Então fala com jeitinho e não entra na onda de ofender. 

Construa uma auto-estima que valorize quem você é

Foto por Kobu Agency no Unsplash

Se você se sente fora do padrão, pouco atraente e sofre com baixos retornos de match nessa prateleira da solteirice, saiba que você não está sozinho.A gente entrevistou o Ricardo Cestaria que foi virgem até os 27 anos e recebeu o apelido de “o feio” na escola.

Ele conta como se apropriou da persona do nerd e se empoderou a partir dela. Talvez ele e você nunca tenham tanquinhos, mas saber usar a inteligência, o bom-humor e até o gosto por literatura russa como diferenciais, pode ser altamente atrativo. Se você quer aprender dicas de como não sucumbir ao bullying e usar seus diferenciais a seu favor, assiste essa conversa. 

E só pra não esquecer…

Sempre bom lembrar que a camisinha e o PREP [precisamos falar sobre PREP] associados são a melhor maneira de se prevenir. Os casos de sífilis no Brasil estão aumentando vertiginosamente, principalmente em São Paulo, e que não existe grupo de risco.

Então a melhor maneira é camisinha, exames frequentes e se pintar alguma dúvida, procure ajuda médica sem medo e sem culpa.

Tem gente na prateleira? | Como navegar pelos aplicativos de encontro sem objetificar o outro. publicado primeiro em https://papodehomem.com.br/

O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento

A hérnia escrotal, conhecida também como hérnia inguino-escrotal, é uma consequência do desenvolvimento da hérnia inguinal, que é uma protuberância que aparece na virilha resultante…
O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia

​Os principais sintomas de epilepsia incluem convulsões, que são contrações violentas e involuntárias dos músculos e podem levar o indivíduo a ficar se debatendo por alguns segundos até 2 a…
Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Tique nervoso: o que é e o que fazer

Os tiques nervosos correspondem a ação motora ou vocal realizada de forma repetitiva e involuntária, como piscar os olhos várias vezes, mexer a cabeça ou fungar o nariz, por exemplo.
Tique nervoso: o que é e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é Adenocarcinoma, principais tipos e como tratar

Adenocarcinoma é um tipo de câncer que se origina nos tecidos glandulares, formados por células com capacidades de secretar substâncias para o organismo.
O que é Adenocarcinoma, principais tipos e como tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Câncer, Neoplasia e Tumor são a mesma coisa?

Nem todo tumor é câncer, porque existem tumores benignos que crescem de forma organizada, sem desenvolver metástase.
Câncer, Neoplasia e Tumor são a mesma coisa? publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Benefícios do agachamento e como fazer

O agachamento é um exercício simples e que não necessita de muitos preparos para ser realizados, bastando apenas manter as pernas afastadas, esticar os braços à frente do corpo e agachar até que…
Benefícios do agachamento e como fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Diabetes tipo 2: Sintomas, Exames e Tratamento

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência do organismo à insulina e aumento dos níveis de açúcar no sangue, que gera os sintomas clássicos como…
Diabetes tipo 2: Sintomas, Exames e Tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

5 opções para perder o culote

Para perder o culote pode-se fazer tratamentos estéticos como radioterapia, lipocavitação e, em alguns casos, fazer uma lipoaspiração, pode ser a solução mais eficaz.
5 opções para perder o culote publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que pode ser dor no ovário e o que fazer

Algumas mulheres sentem dor no ovário frequentemente, mas isso normalmente está relacionado com o ciclo menstrual e, por isso, não é motivo de preocupação, já que é provocado pelo processo de…
O que pode ser dor no ovário e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Tem gente na prateleira? | Como navegar pelos aplicativos de encontro sem objetificar o outro.

“Esquerda, esquerda, esquerda, opa! Direita! Esquerda, esquerda… “

Você sabe que os aplicativos já fazem parte do processo de conhecer alguém, não é? Mas sabia que, segundo uma pesquisa do pesquisa realizada pelo Happn Brasil, cerca de 60% dos Brasileiros usa aplicativos de paquera? E que o grupo dono do Tinder (e de uma dezena de outros apps) faturou cerca de US$ 1,73 bilhão em 2018. Ou seja, os matchs vieram pra ficar mesmo.

Por um lado, os apps pareciam um espaço ideal para os tímidos: quem tinham vergonha de paquerar olho no olho, ou quem não gosta de sair à noite poderia encontrar o amor por ali. Mas nem tudo são flores.

Como nos apps de paquera as fotos são o primeiro filtro, muitos caras que (como você e eu) não têm um tanquinho ou mais de 1,70, acabam nem tendo a chance de se conectar e, muitas vezes, inclusive tem escutar desaforos e frases preconceituosas. 

Sentamos para conversar com o Fernando Henrique (@fehenrique77), jornalista e produtor cultural que passou os últimos 13 anos morando fora e voltou ao Brasil no ano passado. Ele terminou um namoro antes voltar e, assim que a tristeza passou, voltou pra pista — e pros apps. Foi ai que ele se assustou com a falta de respeito e machismos que rolavam por aqui.

Pegue seu fone, se ajeite da cadeira e vem assistir essa conversa para entender se você já passou por situações parecidas.

 

Durante o papo, Fernando contou várias situações que rolaram nos aplicativos de paquera gays. Foram episódios que aferam sua auto-estima e saúde mental, assim como acontece com muita gente. Não é à toa que o Grindr, um dos principais aplicativos de encontros gay, foi eleito pela Time Well Spent como o pior aplicativo para saúde mental: 77% dos usuários disseram se arrepender de usar o aplicativo

Estamos numa vitrine que tem nos deixado ansioso?

A realidade nos apps de paquera entre homens gays tem suas peculiaridades: 1) Mostrar o corpo é essencial: exibem tanquinhos, biceps, coxas malhadas ao mesmo tempo que muitos escondem a cara. E 2) Muitos usuários não são publicamente assumidos e temem que outras pessoas os vejam lá.

(Será que estar escondido atrás de uma foto de bíceps pode fazer com que as pessoas se sintam livres para agir impunemente?)

3 sinais de que estamos perdendo a mão nos aplicativos

‘Uma noite e nada mais’ não é desculpa para falta de respeito!

Nós do Soltos somos sempre a favor do casual com afeto: não é porque não há relacionamento que não devemos ter cuidado e respeito com o outro.

Ser afetuoso vai além do carinho físico: é prestar atenção, se interessar, ser hospitaleiro. Aquela máxima “não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você” é sempre válida e o cuidado com o outro deve ser usado mesmo que vocês não se vejam nunca mais!

Aquela pessoa não é sua boneca inflável!

Na nossa conversa, o Fernando ainda citou coisas que já ouviu em um aplicativo como: “nunca peguei um negão como você”. Além de racista, essa frase objetifica o coleguinha de forma que ele não sabe se o cara está de fato interessado nele ou na ideia de pegar “um negão”.

Fernando diz que essa frase “machuca muito e ofende. Porque fere não só os seus princípios mas vai numa ferida de o quão eu sou legal sendo eu ou o quão eu faço parte de uma lista de fetiches que aquele cara pode me colocar”.

O outro não pode ser reduzido a um objeto que a gente leva para casa para atender aos nossos desejos. 

Não é porque você tem uma preferência que você pode descriminar os outros.

Todo nós temos nossas preferências e sabemos que características dos crushes nos excitam em especial. A liberdade do tesão está super garantida, é claro. Ninguém é obrigado a gostar de todos os tipos de pessoas, e a dinâmica do aplicativo é bem clara, não é? Quem gostou dá um like; quem não gostou passa para a esquerda.

Frases na bio como “não gosto de gordos”, “não dou match com asiáticos” ou “pessoas com menos de 1,75, nem pensar” é uma forma de ofensa e desrespeito a pessoas que se enquadram em tais perfis. (E isso também acontece nos aplicativos de encontros entre héteros: “apenas mulheres sem filhos”, “Máximo de 60 quilos” e por ai vai…) 

“Não aceito carecas, gordos ou frangotes orelhudos.”

Palavras ferem e criam um ambiente ainda mais hostil para os que não estão nesse padrão. Parece que muitos dos usuários têm esquecido que o virtual é também um espaço público. Pensa que o aplicativo é como uma balada: você usaria uma camiseta com alguma dessas frases? 

Nos apps de paquera gay, o machismo e a homofobia imperam em frases como: “procuro macho”, “não curto afeminados” ou “não curto caras que frequentam o ambiente gay”.

Isso não só reflete um ideal de masculinidade bruta, desprezando as outras formas de ser homem, como também reforça a homofobia introjetada dentro dos próprios gays. 

A gente tem tão pouco espaço pra escrever nos perfis, por que não usar ele pra chamar atenção de coisas positivas? Tipo: “me derreto com sotaque mineiro” ou “gosto de gente que tem pegada”. É mais sexy e divertido. Não tem nada mais brochante que pessoas negativas ou com discurso de ódio. 

7 dicas de boas práticas nos aplicativos.

Propomos aqui um pequeno manual de boas práticas para que o convívio e os encontros, mesmo que virtuais, possam ser mais saudáveis e respeitosos. Confere abaixo nossa sugestão e fica a vontade para comentar quais outras atitudes precisam ser revistas nesse mundo dos apps.

1. Não escreva nada que você não falaria ao vivo

Lembra a história de que o aplicativo é praticamente um bar no seu bolso? Antes de mandar qualquer mensagem pro coleguinha ou pra coleguinha se faça essa pergunta: eu falaria isso ao vivo se estivesse num bar? Se ficar em dúvida, melhor tentar outra aproximação .

Muitas pessoas — principalmente as mulheres que historicamente sempre foram objetificadas — não vão curtir muito elogios como “delícia” e “tesão”. Entre homens talvez isso seja mais aceito, mas mesmo assim é melhor não ir com o pé na porta.

Ainda que o objetivo do diálogo seja apenas um sexo casual, acreditamos que você tem mais potencial, repertório e inteligência para fisgar o crush com um papo interessante ou com elogios sutis ao invés de um elogio grosseiro.

Conquistar pelo humor e ir construindo o desejo no outro é sempre mais interessante (e os resultados tendem a ser melhores). 

2. Nudes: “Me faça querer!”

Dos homens, 70% admitem que já enviaram nudes não solicitados. Nós já entrevistamos a maravilhosa Gabi Feola do PdH sobre como não ser invasivo e desrespeitoso com os nudes. Mas re

sumidamente, não há nada pior que ver algo que não queremos ver.

Arte de Tiane Doan Na Champassak

 Por isso, acredite que mandar seus nudes nem sempre vai fazer com que a outra pessoa se sinta lisonjeada nem que ela vá querer responder na mesma moeda. 

3. Prefira lugares públicos e faça sua pesquisa!

Como já dissemos, muitos homens gays não postam fotos e preferem marcar em locais privados, porque não são assumidos e não querem ser identificados. Acontece que isso abre margem para golpes: assaltos, agressões planejadas por homofóbicos, entre outros. Então, todo cuidado é bem vindo.

Peça redes sociais ou pelo menos o whatsapp. Stalkear a pessoa para saber se ele realmente é a pessoa da foto pode ser uma medida de segunça. Na hora de encontrar, marcar em um local público pode ser sempre a melhor saída.   

4. O combinado não sai caro!

Ser amigável não significa querer romance, é apenas um respeito e um cuidado básico.  Depois de um sexo casual sempre é legal ter um cuidado com a outra pessoa e deixar algumas coisas avisadas: se não quer dormir com a pessoa, combine antes e acertem horários.

Desse jeito ninguém é pego de surpresa igual ao Fernando, que teve que gastar uma grana de uber, de madrugada e com neve cobrindo a cidade. 

5. Não passe por cima de você

A verdade é: muitas vezes a gente está carente ou com tesão e passamos por cima de nossos princípios básicos. Aceitamos entrar em situações que jamais toleraríamos em outros momentos porque, afinal de contas, ele/ela “é uma graça e eu preciso disso hoje”, ou até mesmo por que tem vezes que a química não bate mas a gente não quer decepcionar e deixar o outro na mão.

Aprender a não passar de seus limites internos e dizer “não, obrigado” pode nos livrar de muitos arrependimentos futuros. Lembrando sempre que nossa mão pode ser nossa parceira e trazer aquela paz necessária pra dormir sem o custo de pensar “pra que eu fui sair de casa?”. (Quem nunca?) 

Eu sou o cara que ninguém procura, e agora?

Aprenda o valor do deboche

O nosso entrevistado conta que uma vez teve uma conversa desagradável com um sujeito em um aplicativo. Depois de uma série de faltas de respeito, Fernando ainda teve que ouvir um “vai tomar no c*” no auge da madrugada. Algum tempo depois Fernando esbarrou com o mesmo sujeito no supermercado, o cutucou e disse: “Olha, você tinha me mandado tomar no c*. Te conto que eu tomei e foi maravilhoso.”

O deboche sempre uma saída porque tira o outro de uma posição de importância. É claro que nessa vida de apps muitas vezes a gente precisa ter sangue de barata, mas precisamos aprender a dar cada vez menos importância às pessoas que nos ofendem de alguma forma. E usar o deboche é sempre uma maneira fina, elegante e sincera de colocar o outro no seu devido lugar e ainda sair pleno. Então fala com jeitinho e não entra na onda de ofender. 

Construa uma auto-estima que valorize quem você é

Foto por Kobu Agency no Unsplash

Se você se sente fora do padrão, pouco atraente e sofre com baixos retornos de match nessa prateleira da solteirice, saiba que você não está sozinho.A gente entrevistou o Ricardo Cestaria que foi virgem até os 27 anos e recebeu o apelido de “o feio” na escola.

Ele conta como se apropriou da persona do nerd e se empoderou a partir dela. Talvez ele e você nunca tenham tanquinhos, mas saber usar a inteligência, o bom-humor e até o gosto por literatura russa como diferenciais, pode ser altamente atrativo. Se você quer aprender dicas de como não sucumbir ao bullying e usar seus diferenciais a seu favor, assiste essa conversa. 

E só pra não esquecer…

Sempre bom lembrar que a camisinha e o PREP [precisamos falar sobre PREP] associados são a melhor maneira de se prevenir. Os casos de sífilis no Brasil estão aumentando vertiginosamente, principalmente em São Paulo, e que não existe grupo de risco.

Então a melhor maneira é camisinha, exames frequentes e se pintar alguma dúvida, procure ajuda médica sem medo e sem culpa.

Tem gente na prateleira? | Como navegar pelos aplicativos de encontro sem objetificar o outro. publicado primeiro em https://papodehomem.com.br/

O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento

A hérnia escrotal, conhecida também como hérnia inguino-escrotal, é uma consequência do desenvolvimento da hérnia inguinal, que é uma protuberância que aparece na virilha resultante…
O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia

​Os principais sintomas de epilepsia incluem convulsões, que são contrações violentas e involuntárias dos músculos e podem levar o indivíduo a ficar se debatendo por alguns segundos até 2 a…
Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Tique nervoso: o que é e o que fazer

Os tiques nervosos correspondem a ação motora ou vocal realizada de forma repetitiva e involuntária, como piscar os olhos várias vezes, mexer a cabeça ou fungar o nariz, por exemplo.
Tique nervoso: o que é e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é Adenocarcinoma, principais tipos e como tratar

Adenocarcinoma é um tipo de câncer que se origina nos tecidos glandulares, formados por células com capacidades de secretar substâncias para o organismo.
O que é Adenocarcinoma, principais tipos e como tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Câncer, Neoplasia e Tumor são a mesma coisa?

Nem todo tumor é câncer, porque existem tumores benignos que crescem de forma organizada, sem desenvolver metástase.
Câncer, Neoplasia e Tumor são a mesma coisa? publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Benefícios do agachamento e como fazer

O agachamento é um exercício simples e que não necessita de muitos preparos para ser realizados, bastando apenas manter as pernas afastadas, esticar os braços à frente do corpo e agachar até que…
Benefícios do agachamento e como fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Diabetes tipo 2: Sintomas, Exames e Tratamento

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência do organismo à insulina e aumento dos níveis de açúcar no sangue, que gera os sintomas clássicos como…
Diabetes tipo 2: Sintomas, Exames e Tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

5 opções para perder o culote

Para perder o culote pode-se fazer tratamentos estéticos como radioterapia, lipocavitação e, em alguns casos, fazer uma lipoaspiração, pode ser a solução mais eficaz.
5 opções para perder o culote publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que pode ser dor no ovário e o que fazer

Algumas mulheres sentem dor no ovário frequentemente, mas isso normalmente está relacionado com o ciclo menstrual e, por isso, não é motivo de preocupação, já que é provocado pelo processo de…
O que pode ser dor no ovário e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Tem gente na prateleira? | Como navegar pelos aplicativos de encontro sem objetificar o outro.

“Esquerda, esquerda, esquerda, opa! Direita! Esquerda, esquerda… “

Você sabe que os aplicativos já fazem parte do processo de conhecer alguém, não é? Mas sabia que, segundo uma pesquisa do pesquisa realizada pelo Happn Brasil, cerca de 60% dos Brasileiros usa aplicativos de paquera? E que o grupo dono do Tinder (e de uma dezena de outros apps) faturou cerca de US$ 1,73 bilhão em 2018. Ou seja, os matchs vieram pra ficar mesmo.

Por um lado, os apps pareciam um espaço ideal para os tímidos: quem tinham vergonha de paquerar olho no olho, ou quem não gosta de sair à noite poderia encontrar o amor por ali. Mas nem tudo são flores.

Como nos apps de paquera as fotos são o primeiro filtro, muitos caras que (como você e eu) não têm um tanquinho ou mais de 1,70, acabam nem tendo a chance de se conectar e, muitas vezes, inclusive tem escutar desaforos e frases preconceituosas. 

Sentamos para conversar com o Fernando Henrique (@fehenrique77), jornalista e produtor cultural que passou os últimos 13 anos morando fora e voltou ao Brasil no ano passado. Ele terminou um namoro antes voltar e, assim que a tristeza passou, voltou pra pista — e pros apps. Foi ai que ele se assustou com a falta de respeito e machismos que rolavam por aqui.

Pegue seu fone, se ajeite da cadeira e vem assistir essa conversa para entender se você já passou por situações parecidas.

 

Durante o papo, Fernando contou várias situações que rolaram nos aplicativos de paquera gays. Foram episódios que aferam sua auto-estima e saúde mental, assim como acontece com muita gente. Não é à toa que o Grindr, um dos principais aplicativos de encontros gay, foi eleito pela Time Well Spent como o pior aplicativo para saúde mental: 77% dos usuários disseram se arrepender de usar o aplicativo

Estamos numa vitrine que tem nos deixado ansioso?

A realidade nos apps de paquera entre homens gays tem suas peculiaridades: 1) Mostrar o corpo é essencial: exibem tanquinhos, biceps, coxas malhadas ao mesmo tempo que muitos escondem a cara. E 2) Muitos usuários não são publicamente assumidos e temem que outras pessoas os vejam lá.

(Será que estar escondido atrás de uma foto de bíceps pode fazer com que as pessoas se sintam livres para agir impunemente?)

3 sinais de que estamos perdendo a mão nos aplicativos

‘Uma noite e nada mais’ não é desculpa para falta de respeito!

Nós do Soltos somos sempre a favor do casual com afeto: não é porque não há relacionamento que não devemos ter cuidado e respeito com o outro.

Ser afetuoso vai além do carinho físico: é prestar atenção, se interessar, ser hospitaleiro. Aquela máxima “não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você” é sempre válida e o cuidado com o outro deve ser usado mesmo que vocês não se vejam nunca mais!

Aquela pessoa não é sua boneca inflável!

Na nossa conversa, o Fernando ainda citou coisas que já ouviu em um aplicativo como: “nunca peguei um negão como você”. Além de racista, essa frase objetifica o coleguinha de forma que ele não sabe se o cara está de fato interessado nele ou na ideia de pegar “um negão”.

Fernando diz que essa frase “machuca muito e ofende. Porque fere não só os seus princípios mas vai numa ferida de o quão eu sou legal sendo eu ou o quão eu faço parte de uma lista de fetiches que aquele cara pode me colocar”.

O outro não pode ser reduzido a um objeto que a gente leva para casa para atender aos nossos desejos. 

Não é porque você tem uma preferência que você pode descriminar os outros.

Todo nós temos nossas preferências e sabemos que características dos crushes nos excitam em especial. A liberdade do tesão está super garantida, é claro. Ninguém é obrigado a gostar de todos os tipos de pessoas, e a dinâmica do aplicativo é bem clara, não é? Quem gostou dá um like; quem não gostou passa para a esquerda.

Frases na bio como “não gosto de gordos”, “não dou match com asiáticos” ou “pessoas com menos de 1,75, nem pensar” é uma forma de ofensa e desrespeito a pessoas que se enquadram em tais perfis. (E isso também acontece nos aplicativos de encontros entre héteros: “apenas mulheres sem filhos”, “Máximo de 60 quilos” e por ai vai…) 

“Não aceito carecas, gordos ou frangotes orelhudos.”

Palavras ferem e criam um ambiente ainda mais hostil para os que não estão nesse padrão. Parece que muitos dos usuários têm esquecido que o virtual é também um espaço público. Pensa que o aplicativo é como uma balada: você usaria uma camiseta com alguma dessas frases? 

Nos apps de paquera gay, o machismo e a homofobia imperam em frases como: “procuro macho”, “não curto afeminados” ou “não curto caras que frequentam o ambiente gay”.

Isso não só reflete um ideal de masculinidade bruta, desprezando as outras formas de ser homem, como também reforça a homofobia introjetada dentro dos próprios gays. 

A gente tem tão pouco espaço pra escrever nos perfis, por que não usar ele pra chamar atenção de coisas positivas? Tipo: “me derreto com sotaque mineiro” ou “gosto de gente que tem pegada”. É mais sexy e divertido. Não tem nada mais brochante que pessoas negativas ou com discurso de ódio. 

7 dicas de boas práticas nos aplicativos.

Propomos aqui um pequeno manual de boas práticas para que o convívio e os encontros, mesmo que virtuais, possam ser mais saudáveis e respeitosos. Confere abaixo nossa sugestão e fica a vontade para comentar quais outras atitudes precisam ser revistas nesse mundo dos apps.

1. Não escreva nada que você não falaria ao vivo

Lembra a história de que o aplicativo é praticamente um bar no seu bolso? Antes de mandar qualquer mensagem pro coleguinha ou pra coleguinha se faça essa pergunta: eu falaria isso ao vivo se estivesse num bar? Se ficar em dúvida, melhor tentar outra aproximação .

Muitas pessoas — principalmente as mulheres que historicamente sempre foram objetificadas — não vão curtir muito elogios como “delícia” e “tesão”. Entre homens talvez isso seja mais aceito, mas mesmo assim é melhor não ir com o pé na porta.

Ainda que o objetivo do diálogo seja apenas um sexo casual, acreditamos que você tem mais potencial, repertório e inteligência para fisgar o crush com um papo interessante ou com elogios sutis ao invés de um elogio grosseiro.

Conquistar pelo humor e ir construindo o desejo no outro é sempre mais interessante (e os resultados tendem a ser melhores). 

2. Nudes: “Me faça querer!”

Dos homens, 70% admitem que já enviaram nudes não solicitados. Nós já entrevistamos a maravilhosa Gabi Feola do PdH sobre como não ser invasivo e desrespeitoso com os nudes. Mas re

sumidamente, não há nada pior que ver algo que não queremos ver.

Arte de Tiane Doan Na Champassak

 Por isso, acredite que mandar seus nudes nem sempre vai fazer com que a outra pessoa se sinta lisonjeada nem que ela vá querer responder na mesma moeda. 

3. Prefira lugares públicos e faça sua pesquisa!

Como já dissemos, muitos homens gays não postam fotos e preferem marcar em locais privados, porque não são assumidos e não querem ser identificados. Acontece que isso abre margem para golpes: assaltos, agressões planejadas por homofóbicos, entre outros. Então, todo cuidado é bem vindo.

Peça redes sociais ou pelo menos o whatsapp. Stalkear a pessoa para saber se ele realmente é a pessoa da foto pode ser uma medida de segunça. Na hora de encontrar, marcar em um local público pode ser sempre a melhor saída.   

4. O combinado não sai caro!

Ser amigável não significa querer romance, é apenas um respeito e um cuidado básico.  Depois de um sexo casual sempre é legal ter um cuidado com a outra pessoa e deixar algumas coisas avisadas: se não quer dormir com a pessoa, combine antes e acertem horários.

Desse jeito ninguém é pego de surpresa igual ao Fernando, que teve que gastar uma grana de uber, de madrugada e com neve cobrindo a cidade. 

5. Não passe por cima de você

A verdade é: muitas vezes a gente está carente ou com tesão e passamos por cima de nossos princípios básicos. Aceitamos entrar em situações que jamais toleraríamos em outros momentos porque, afinal de contas, ele/ela “é uma graça e eu preciso disso hoje”, ou até mesmo por que tem vezes que a química não bate mas a gente não quer decepcionar e deixar o outro na mão.

Aprender a não passar de seus limites internos e dizer “não, obrigado” pode nos livrar de muitos arrependimentos futuros. Lembrando sempre que nossa mão pode ser nossa parceira e trazer aquela paz necessária pra dormir sem o custo de pensar “pra que eu fui sair de casa?”. (Quem nunca?) 

Eu sou o cara que ninguém procura, e agora?

Aprenda o valor do deboche

O nosso entrevistado conta que uma vez teve uma conversa desagradável com um sujeito em um aplicativo. Depois de uma série de faltas de respeito, Fernando ainda teve que ouvir um “vai tomar no c*” no auge da madrugada. Algum tempo depois Fernando esbarrou com o mesmo sujeito no supermercado, o cutucou e disse: “Olha, você tinha me mandado tomar no c*. Te conto que eu tomei e foi maravilhoso.”

O deboche sempre uma saída porque tira o outro de uma posição de importância. É claro que nessa vida de apps muitas vezes a gente precisa ter sangue de barata, mas precisamos aprender a dar cada vez menos importância às pessoas que nos ofendem de alguma forma. E usar o deboche é sempre uma maneira fina, elegante e sincera de colocar o outro no seu devido lugar e ainda sair pleno. Então fala com jeitinho e não entra na onda de ofender. 

Construa uma auto-estima que valorize quem você é

Foto por Kobu Agency no Unsplash

Se você se sente fora do padrão, pouco atraente e sofre com baixos retornos de match nessa prateleira da solteirice, saiba que você não está sozinho.A gente entrevistou o Ricardo Cestaria que foi virgem até os 27 anos e recebeu o apelido de “o feio” na escola.

Ele conta como se apropriou da persona do nerd e se empoderou a partir dela. Talvez ele e você nunca tenham tanquinhos, mas saber usar a inteligência, o bom-humor e até o gosto por literatura russa como diferenciais, pode ser altamente atrativo. Se você quer aprender dicas de como não sucumbir ao bullying e usar seus diferenciais a seu favor, assiste essa conversa. 

E só pra não esquecer…

Sempre bom lembrar que a camisinha e o PREP [precisamos falar sobre PREP] associados são a melhor maneira de se prevenir. Os casos de sífilis no Brasil estão aumentando vertiginosamente, principalmente em São Paulo, e que não existe grupo de risco.

Então a melhor maneira é camisinha, exames frequentes e se pintar alguma dúvida, procure ajuda médica sem medo e sem culpa.

Tem gente na prateleira? | Como navegar pelos aplicativos de encontro sem objetificar o outro. publicado primeiro em https://papodehomem.com.br/

O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento

A hérnia escrotal, conhecida também como hérnia inguino-escrotal, é uma consequência do desenvolvimento da hérnia inguinal, que é uma protuberância que aparece na virilha resultante…
O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia

​Os principais sintomas de epilepsia incluem convulsões, que são contrações violentas e involuntárias dos músculos e podem levar o indivíduo a ficar se debatendo por alguns segundos até 2 a…
Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento

A artrite séptica é a infecção de uma articulação provocada por bactérias que pode aparecer após uma cirurgia, devido a uma lesão próxima, ou longe, da articulação, ou como…
O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é policitemia, causas, como identificar e tratar

A policitemia corresponde ao aumento da quantidade de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, no sangue, ou seja, acima de 5.
O que é policitemia, causas, como identificar e tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

5 benefícios da manga para a saúde

Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta.
5 benefícios da manga para a saúde publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é ancilostomíase, sintomas, ciclo de vida e tratamento

A ancilostomíase, também chamada de Ancilostomose ou, popularmente, conhecida como amarelão, é uma parasitose intestinal provocada por vermes que infectam o ser humano.
O que é ancilostomíase, sintomas, ciclo de vida e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Tetraciclina: o que é, para que serve e como usar

A tetraciclina é um antibiótico utilizado para combater infecções provocadas por micro-organismos sensíveis a esta substância, podendo ser comprado na forma de comprimidos.
Tetraciclina: o que é, para que serve e como usar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é Escápula alada, principais causas e tratamento

A escápula alada é uma situação rara caracterizada pela posição incorreta da escápula, que é o osso encontrado nas costas, que está conectado com o ombro e com a clavícula e que…
O que é Escápula alada, principais causas e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como é feito o tratamento para gota

Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que…
Como é feito o tratamento para gota publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

5 principais sintomas de Câncer Testicular e Como tratar

O câncer no testículo é um tipo raro de tumor que surge principalmente em jovens entre os 15 e 35 anos.
5 principais sintomas de Câncer Testicular e Como tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Sintomas do ácido úrico alto

Na maioria dos casos, o aumento da quantidade de ácido úrico no sangue, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas, sendo descoberto apenas durante exame de sangue, em que é verificada…
Sintomas do ácido úrico alto publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é e quais os sintomas da Esquizofrenia Paranoide

A esquizofrenia é um transtorno mental em que a pessoa perde total ou parcialmente o contato com a realidade objetiva, sendo que, estas pessoas costumam ver, ouvir e sentir sensações que…
O que é e quais os sintomas da Esquizofrenia Paranoide publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento

A artrite séptica é a infecção de uma articulação provocada por bactérias que pode aparecer após uma cirurgia, devido a uma lesão próxima, ou longe, da articulação, ou como…
O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é policitemia, causas, como identificar e tratar

A policitemia corresponde ao aumento da quantidade de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, no sangue, ou seja, acima de 5.
O que é policitemia, causas, como identificar e tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

5 benefícios da manga para a saúde

Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta.
5 benefícios da manga para a saúde publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é ancilostomíase, sintomas, ciclo de vida e tratamento

A ancilostomíase, também chamada de Ancilostomose ou, popularmente, conhecida como amarelão, é uma parasitose intestinal provocada por vermes que infectam o ser humano.
O que é ancilostomíase, sintomas, ciclo de vida e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Tetraciclina: o que é, para que serve e como usar

A tetraciclina é um antibiótico utilizado para combater infecções provocadas por micro-organismos sensíveis a esta substância, podendo ser comprado na forma de comprimidos.
Tetraciclina: o que é, para que serve e como usar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é Escápula alada, principais causas e tratamento

A escápula alada é uma situação rara caracterizada pela posição incorreta da escápula, que é o osso encontrado nas costas, que está conectado com o ombro e com a clavícula e que…
O que é Escápula alada, principais causas e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como é feito o tratamento para gota

Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que…
Como é feito o tratamento para gota publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

5 principais sintomas de Câncer Testicular e Como tratar

O câncer no testículo é um tipo raro de tumor que surge principalmente em jovens entre os 15 e 35 anos.
5 principais sintomas de Câncer Testicular e Como tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Sintomas do ácido úrico alto

Na maioria dos casos, o aumento da quantidade de ácido úrico no sangue, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas, sendo descoberto apenas durante exame de sangue, em que é verificada…
Sintomas do ácido úrico alto publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é e quais os sintomas da Esquizofrenia Paranoide

A esquizofrenia é um transtorno mental em que a pessoa perde total ou parcialmente o contato com a realidade objetiva, sendo que, estas pessoas costumam ver, ouvir e sentir sensações que…
O que é e quais os sintomas da Esquizofrenia Paranoide publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento

A artrite séptica é a infecção de uma articulação provocada por bactérias que pode aparecer após uma cirurgia, devido a uma lesão próxima, ou longe, da articulação, ou como…
O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é policitemia, causas, como identificar e tratar

A policitemia corresponde ao aumento da quantidade de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, no sangue, ou seja, acima de 5.
O que é policitemia, causas, como identificar e tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

5 benefícios da manga para a saúde

Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta.
5 benefícios da manga para a saúde publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O que é a uncoartrose cervical

A uncoartrose é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose na coluna cervical, em que os discos intervertebrais vão perdendo a sua elasticidade devido à  perda de água e…
O que é a uncoartrose cervical publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

São várias as causas que podem estar na origem da dor no braço esquerdo, que geralmente são fáceis de tratar.
Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido…
Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Flibanserin – O

O Flibanserin é um medicamento indicado para aumentar o desejo sexual de mulheres que ainda não se encontram na menopausa, diagnosticadas com transtorno do desejo sexual hipoativo.
Flibanserin – O publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Doença de Sever – Sintomas e Tratamento

A doença de Sever é uma condição que se caracteriza por uma lesão na cartilagem entre as duas partes do calcanhar, causando dor e dificuldade para caminhar.
Doença de Sever – Sintomas e Tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é a síndrome respiratória aguda grave (SARS), sintomas e tratamento

A síndrome respiratória aguda grave, também conhecida pelas siglas SRAG ou SARS, é um tipo de pneumonia grave que surgiu na Ásia e que é facilmente transmitida de pessoa para pessoa,…
O que é a síndrome respiratória aguda grave (SARS), sintomas e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo…
Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo…
Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Exercicíos para depois da cesárea

Os exercícios para depois da cesária servem para fortalecer o abdômen e combater a flacidez da barriga.
Exercicíos para depois da cesárea publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Quais alguns dos limites e riscos nas discussões sobre masculinidades tóxicas?

É muito comum que nossa comunidade no PdH mande mensagem, escreva e-mail ou marque a gente em posts falando sobre masculinidade tóxica.

A gente ama receber mensagens e saber um pouco mais sobre o que nossos leitores andam pensando. E como esse termo ganhou bastante relevância nos últimos anos, acreditamos ser importante ponderar criticamente sobre seus benefícios e danos — o que temos feito há 5 anos.

Como entendemos o termo?

Explicamos nesse artigo como temos compreendido o termo, “Masculinidade tóxica: comportamentos que matam“. Segue trecho abaixo:

“Masculinidade tóxica é um termo que diz respeito a comportamentos nocivos comumente associados aos homens que vem de um espaço, de medo, dominação, controle, violência.” 

Sugerimos também buscar pelo termo no Google e no YouTube para encontrar outras definições e enriquecer seu entendimento. Não temos a pretensão de encerrar a conversa.

E quais seriam alguns dos riscos envolvidos?

Nosso editor Luciano Ribeiro abordou o tema no texto “3 pontos para avançarmos a discussão sobre masculinidade tóxica“.

Masculinidade tóxica se tornar sinônimo de masculino é bastante perigoso e isso parece já estar acontecendo de acordo com as buscas no Google:

Buscas no Google pelos termos “masculinity” (masculinidade) e “toxic masculinity” (masculinidade tóxica), entre janeiro e fevereiro de 2019 — reparem como os gráficos andam praticamente juntos 
Buscas pelos mesmos termos entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, reparem como os gráficos seguem se movimentando quase juntos

O Guilherme Valadares oferece sua visão à respeito de tudo isso neste vídeo feito por nós:

 

No vídeo, cita exemplos de alguns comportamentos tóxicos: “O homem que acha que vai determinar como a mulher veste ou o que ela pode fazer, que vai beber mais que todos para mostrar que é macho, que vai pra um estádio e ele acha que pode ou deve ser violento para mostrar que torce muito pelo time dele. É o que assedia no meio da rua…”

Guilherme explica que criticar estes exemplos nocivos é “muito diferente de criticar o masculino como um todo. O masculino como um todo é um espaço amplo, rico, com um potencial maravilhoso, como o feminino.” 

Então é importante fazer essa distinção para não passar uma mensagem de que o masculino como um todo é tóxico, ou que os homens todos são tóxicos. Isso não é verdade. Há comportamentos que vem deste espaço de medo , dominação, violência e controle que são, sim, problemáticos e desnecessários.

Guilherme ressalta que isso precisa ser discutido e analisado com todo o cuidado e dedicação. No entanto, para ele o problema é que “masculinidade” parece estar se tornando sinônimo de “masculinidade tóxica”.  

“Isso significa patologizar o masculino. Tratar o masculino como se fosse uma doença, um problema a ser resolvido.” 

Além disso, repensar como a gente tem usado o termo “masculinidade tóxica” também é um exercício de repensar como e com quem desejamos nos comunicar: 

“A gente tem que pesar quais são os riscos e limites envolvidos nessa discussão e como a gente pode tratar ela com uma linguagem que seja eficiente para uma pessoa que está com aversão a esse termo. Não posso impor esse termo para uma pessoa achando que ela vai querer me escutar com alegria.

Então quais são as maneiras de falar sobre esse problema que vão me permitir furar a bolha e chegar em quem não está escutando essa conversa ainda?”

Para quem quiser dar um mergulho ainda maior nessa discussão

Aqui falamos sobre os prejuízos que a parte tóxica da masculinidade traz aos homens apresentando alguns resultados da pesquisa que o PdH realizou em 2016 com a ONU Mulheres:

https://papodehomem.com.br/a-masculinidade-tem-sido-a-principal-inimiga-dos-homens/

https://papodehomem.com.br/a-masculinidade-tem-sido-a-principal-inimiga-dos-homens/

Já assistiram ao documentário “O silêncio dos homens?

O vídeo acima é parte do projeto “O silêncio dos homens”. O Instituto PdH, nosso braço de inteligência, fez uma pesquisa nacional com mais de 40 mil brasileiros para entender as dores e os processos de transformações das masculinidades. Do estudo nasceu nosso documentário, um relatório público com os principais achados e mais uma série de vídeos complementares.

Abaixo está a playlist do nosso canal com o documentário completo e os vídeos extras:

 

E vocês, como enxergam o uso atual do termo “masculinidade tóxica”?

Mecenas: Natura Homem

 

Compre aqui seu Natura Homem Dom.

Novo Natura Homem Dom é inspirado no homem que tem o dom de unir sua força e doçura. Acreditamos que há diferentes formas de masculinidades e apoiamos esse movimento. O homem não precisa encarar sua realidade de forma tradicional ou radical. Não há mais motivos para ser extremista. Esse homem aprendeu a seguir sua compaixão e decidiu agir da sua forma no mundo, encontrando balanço para quais batalhas valem a pena encarar e como as enfrentará.

Natura Homem Dom celebra o homem que chora, o homem que ri, o homem que demonstra sentimentos, o homem com coragem pra dizer ‘Te amo”.

Quais alguns dos limites e riscos nas discussões sobre masculinidades tóxicas? publicado primeiro em https://papodehomem.com.br/

O que é a uncoartrose cervical

A uncoartrose é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose na coluna cervical, em que os discos intervertebrais vão perdendo a sua elasticidade devido à  perda de água e…
O que é a uncoartrose cervical publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

São várias as causas que podem estar na origem da dor no braço esquerdo, que geralmente são fáceis de tratar.
Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido…
Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Doença de Sever – Sintomas e Tratamento

A doença de Sever é uma condição que se caracteriza por uma lesão na cartilagem entre as duas partes do calcanhar, causando dor e dificuldade para caminhar.
Doença de Sever – Sintomas e Tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é a síndrome respiratória aguda grave (SARS), sintomas e tratamento

A síndrome respiratória aguda grave, também conhecida pelas siglas SRAG ou SARS, é um tipo de pneumonia grave que surgiu na Ásia e que é facilmente transmitida de pessoa para pessoa,…
O que é a síndrome respiratória aguda grave (SARS), sintomas e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo…
Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo…
Sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Exercicíos para depois da cesárea

Os exercícios para depois da cesária servem para fortalecer o abdômen e combater a flacidez da barriga.
Exercicíos para depois da cesárea publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Quais alguns dos limites e riscos nas discussões sobre masculinidades tóxicas?

É muito comum que nossa comunidade no PdH mande mensagem, escreva e-mail ou marque a gente em posts falando sobre masculinidade tóxica.

A gente ama receber mensagens e saber um pouco mais sobre o que nossos leitores andam pensando. E como esse termo ganhou bastante relevância nos últimos anos, acreditamos ser importante ponderar criticamente sobre seus benefícios e danos — o que temos feito há 5 anos.

Como entendemos o termo?

Explicamos nesse artigo como temos compreendido o termo, “Masculinidade tóxica: comportamentos que matam“. Segue trecho abaixo:

“Masculinidade tóxica é um termo que diz respeito a comportamentos nocivos comumente associados aos homens que vem de um espaço, de medo, dominação, controle, violência.” 

Sugerimos também buscar pelo termo no Google e no YouTube para encontrar outras definições e enriquecer seu entendimento. Não temos a pretensão de encerrar a conversa.

E quais seriam alguns dos riscos envolvidos?

Nosso editor Luciano Ribeiro abordou o tema no texto “3 pontos para avançarmos a discussão sobre masculinidade tóxica“.

Masculinidade tóxica se tornar sinônimo de masculino é bastante perigoso e isso parece já estar acontecendo de acordo com as buscas no Google:

Buscas no Google pelos termos “masculinity” (masculinidade) e “toxic masculinity” (masculinidade tóxica), entre janeiro e fevereiro de 2019 — reparem como os gráficos andam praticamente juntos 
Buscas pelos mesmos termos entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, reparem como os gráficos seguem se movimentando quase juntos

O Guilherme Valadares oferece sua visão à respeito de tudo isso neste vídeo feito por nós:

 

No vídeo, cita exemplos de alguns comportamentos tóxicos: “O homem que acha que vai determinar como a mulher veste ou o que ela pode fazer, que vai beber mais que todos para mostrar que é macho, que vai pra um estádio e ele acha que pode ou deve ser violento para mostrar que torce muito pelo time dele. É o que assedia no meio da rua…”

Guilherme explica que criticar estes exemplos nocivos é “muito diferente de criticar o masculino como um todo. O masculino como um todo é um espaço amplo, rico, com um potencial maravilhoso, como o feminino.” 

Então é importante fazer essa distinção para não passar uma mensagem de que o masculino como um todo é tóxico, ou que os homens todos são tóxicos. Isso não é verdade. Há comportamentos que vem deste espaço de medo , dominação, violência e controle que são, sim, problemáticos e desnecessários.

Guilherme ressalta que isso precisa ser discutido e analisado com todo o cuidado e dedicação. No entanto, para ele o problema é que “masculinidade” parece estar se tornando sinônimo de “masculinidade tóxica”.  

“Isso significa patologizar o masculino. Tratar o masculino como se fosse uma doença, um problema a ser resolvido.” 

Além disso, repensar como a gente tem usado o termo “masculinidade tóxica” também é um exercício de repensar como e com quem desejamos nos comunicar: 

“A gente tem que pesar quais são os riscos e limites envolvidos nessa discussão e como a gente pode tratar ela com uma linguagem que seja eficiente para uma pessoa que está com aversão a esse termo. Não posso impor esse termo para uma pessoa achando que ela vai querer me escutar com alegria.

Então quais são as maneiras de falar sobre esse problema que vão me permitir furar a bolha e chegar em quem não está escutando essa conversa ainda?”

Para quem quiser dar um mergulho ainda maior nessa discussão

Aqui falamos sobre os prejuízos que a parte tóxica da masculinidade traz aos homens apresentando alguns resultados da pesquisa que o PdH realizou em 2016 com a ONU Mulheres:

https://papodehomem.com.br/a-masculinidade-tem-sido-a-principal-inimiga-dos-homens/

https://papodehomem.com.br/a-masculinidade-tem-sido-a-principal-inimiga-dos-homens/

Já assistiram ao documentário “O silêncio dos homens?

O vídeo acima é parte do projeto “O silêncio dos homens”. O Instituto PdH, nosso braço de inteligência, fez uma pesquisa nacional com mais de 40 mil brasileiros para entender as dores e os processos de transformações das masculinidades. Do estudo nasceu nosso documentário, um relatório público com os principais achados e mais uma série de vídeos complementares.

Abaixo está a playlist do nosso canal com o documentário completo e os vídeos extras:

 

E vocês, como enxergam o uso atual do termo “masculinidade tóxica”?

Mecenas: Natura Homem

 

Compre aqui seu Natura Homem Dom.

Novo Natura Homem Dom é inspirado no homem que tem o dom de unir sua força e doçura. Acreditamos que há diferentes formas de masculinidades e apoiamos esse movimento. O homem não precisa encarar sua realidade de forma tradicional ou radical. Não há mais motivos para ser extremista. Esse homem aprendeu a seguir sua compaixão e decidiu agir da sua forma no mundo, encontrando balanço para quais batalhas valem a pena encarar e como as enfrentará.

Natura Homem Dom celebra o homem que chora, o homem que ri, o homem que demonstra sentimentos, o homem com coragem pra dizer ‘Te amo”.

Quais alguns dos limites e riscos nas discussões sobre masculinidades tóxicas? publicado primeiro em https://papodehomem.com.br/

O que é a uncoartrose cervical

A uncoartrose é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose na coluna cervical, em que os discos intervertebrais vão perdendo a sua elasticidade devido à  perda de água e…
O que é a uncoartrose cervical publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

São várias as causas que podem estar na origem da dor no braço esquerdo, que geralmente são fáceis de tratar.
Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido…
Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como aliviar a dor no pescoço

Para aliviar a dor no pescoço pode-se colocar uma compressa de água morna no pescoço e fazer massagens no local utilizando pomadas analgésicas e anti-inflamatórias.
Como aliviar a dor no pescoço publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Como fazer o bebê dormir a noite toda

É normal que nos primeiros meses de vida, o bebê demore para dormir ou não durma a noite toda, o que pode ser desgastante para os pais, que estão acostumados a descansar durante a noite.
Como fazer o bebê dormir a noite toda publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que podem ser os barulhos na barriga e o que fazer

Os barulhos na barriga, também chamado de borborigmo, é uma situação normal e que é na maioria das vezes indicativo de fome, já que devido ao aumento da quantidade de hormônios responsáveis…
O que podem ser os barulhos na barriga e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Dieta para diabetes gestacional

A dieta para diabetes gestacional é semelhante à dieta para a diabetes comum, sendo necessário evitar alimentos contendo açúcar e farinha branca, como doces, pães, bolos, salgados e massas.
Dieta para diabetes gestacional publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Remédios para dor de barriga

Os remédios para dor de barriga, como o Diasec ou o Diarresec, por exemplo, ajudam a diminuir os movimentos do intestino e, por isso, podem ser utilizados para ajudar a aliviar a dor de barriga,…
Remédios para dor de barriga publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Muito sono: o que pode ser e o que fazer

O sono excessivo durante o dia pode ser causado por diversos fatores, sendo os mais comuns dormir pouco ou mal à noite ou trabalhar por turnos, que podem ser contornados com bons hábitos de sono.
Muito sono: o que pode ser e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é leptospirose, sintomas, transmissão e tratamento

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Leptospira, que pode ser transmitida para pessoas por meio do contato com a urina e excrementos de animais…
O que é leptospirose, sintomas, transmissão e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Ardência na língua: o que pode ser e como tratar

A sensação de ardência ou queimação na língua é um sintoma relativamente comum, especialmente depois de se ingerir uma bebida muito quente, como café ou leite quente, que acaba queimando o…
Ardência na língua: o que pode ser e como tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Qual a cor e a aparência de uma língua saudável

A língua pode ser um bom indicador do estado de saúde da pessoa. Geralmente, uma língua saudável tem uma aparência rosada, lisa, consistente e homogênea, porém, em alguns casos, pode sofrer…
Qual a cor e a aparência de uma língua saudável publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como o coronavírus é transmitido e como evitar

A transmissão do coronavírus pode acontecer tanto de pessoa para pessoa como de animal para pessoa, sendo, por isso, importante que a pessoa adote medidas de prevenção, como lavar as mãos, evitar…
Como o coronavírus é transmitido e como evitar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que pode ser pontada na barriga e o que fazer

A pontada na barriga, é a sensação de dor na região abdominal que aparece por causa de condições relacionadas ao consumo de alimentos ricos em carboidrato e lactose, por exemplo, que levam à…
O que pode ser pontada na barriga e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como fazer o bebê dormir a noite toda

É normal que nos primeiros meses de vida, o bebê demore para dormir ou não durma a noite toda, o que pode ser desgastante para os pais, que estão acostumados a descansar durante a noite.
Como fazer o bebê dormir a noite toda publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que podem ser os barulhos na barriga e o que fazer

Os barulhos na barriga, também chamado de borborigmo, é uma situação normal e que é na maioria das vezes indicativo de fome, já que devido ao aumento da quantidade de hormônios responsáveis…
O que podem ser os barulhos na barriga e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Dieta para diabetes gestacional

A dieta para diabetes gestacional é semelhante à dieta para a diabetes comum, sendo necessário evitar alimentos contendo açúcar e farinha branca, como doces, pães, bolos, salgados e massas.
Dieta para diabetes gestacional publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Remédios para dor de barriga

Os remédios para dor de barriga, como o Diasec ou o Diarresec, por exemplo, ajudam a diminuir os movimentos do intestino e, por isso, podem ser utilizados para ajudar a aliviar a dor de barriga,…
Remédios para dor de barriga publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Muito sono: o que pode ser e o que fazer

O sono excessivo durante o dia pode ser causado por diversos fatores, sendo os mais comuns dormir pouco ou mal à noite ou trabalhar por turnos, que podem ser contornados com bons hábitos de sono.
Muito sono: o que pode ser e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que é leptospirose, sintomas, transmissão e tratamento

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Leptospira, que pode ser transmitida para pessoas por meio do contato com a urina e excrementos de animais…
O que é leptospirose, sintomas, transmissão e tratamento publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Ardência na língua: o que pode ser e como tratar

A sensação de ardência ou queimação na língua é um sintoma relativamente comum, especialmente depois de se ingerir uma bebida muito quente, como café ou leite quente, que acaba queimando o…
Ardência na língua: o que pode ser e como tratar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Qual a cor e a aparência de uma língua saudável

A língua pode ser um bom indicador do estado de saúde da pessoa. Geralmente, uma língua saudável tem uma aparência rosada, lisa, consistente e homogênea, porém, em alguns casos, pode sofrer…
Qual a cor e a aparência de uma língua saudável publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como o coronavírus é transmitido e como evitar

A transmissão do coronavírus pode acontecer tanto de pessoa para pessoa como de animal para pessoa, sendo, por isso, importante que a pessoa adote medidas de prevenção, como lavar as mãos, evitar…
Como o coronavírus é transmitido e como evitar publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que pode ser pontada na barriga e o que fazer

A pontada na barriga, é a sensação de dor na região abdominal que aparece por causa de condições relacionadas ao consumo de alimentos ricos em carboidrato e lactose, por exemplo, que levam à…
O que pode ser pontada na barriga e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como fazer o bebê dormir a noite toda

É normal que nos primeiros meses de vida, o bebê demore para dormir ou não durma a noite toda, o que pode ser desgastante para os pais, que estão acostumados a descansar durante a noite.
Como fazer o bebê dormir a noite toda publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

O que podem ser os barulhos na barriga e o que fazer

Os barulhos na barriga, também chamado de borborigmo, é uma situação normal e que é na maioria das vezes indicativo de fome, já que devido ao aumento da quantidade de hormônios responsáveis…
O que podem ser os barulhos na barriga e o que fazer publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Dieta para diabetes gestacional

A dieta para diabetes gestacional é semelhante à dieta para a diabetes comum, sendo necessário evitar alimentos contendo açúcar e farinha branca, como doces, pães, bolos, salgados e massas.
Dieta para diabetes gestacional publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Como é Feito o Tratamento para o Sarampo

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença.
Como é Feito o Tratamento para o Sarampo publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Sintomas e Tratamento do Sarampo no Bebê

Embora seja muito raro, o bebê entre os 6 meses e 1 ano de idade pode ser contaminado com sarampo, apresentando várias pequenas manchas por todo o corpo, febre acima de 39ºC e irritabilidade…
Sintomas e Tratamento do Sarampo no Bebê publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como é a transmissão do sarampo

A transmissão do sarampo acontece muito facilmente através da tosse e/ ou dos espirros de uma pessoa infectada, pois o vírus da doença se desenvolve rapidamente no nariz e na garganta, sendo…
Como é a transmissão do sarampo publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/

Como tratar a prostatite

O tratamento para a prostatite, que é a infecção da próstata, é feito de acordo com a sua causa, sendo na maioria das vezes recomendado o uso de antibióticos, como Ciprofloxacino, Levofloxacino,…
Como tratar a prostatite publicado primeiro em https://www.tuasaude.com/